segunda-feira, 7 de julho de 2008

Por que gritamos?

As pessoas gritam, pois estão pedindo socorro;
por terem chegado aos próprios limites;
por não saberem por onde entraram, nem por onde sair;
para expressar raiva, frustração, ressentimento;
para obrigarem o outro a ouvir;
por que muitas vêzes, a agressão precisar ser extravasada;
Sou por uma atitude de demonstração aberta da agressividade, antes que ela se torne violência.
Assumo minha própria agressão, antes que eu a reprima tanto, que uma outra pessoa, de personalidade menos estruturada, cometa atrocidades com a energia que empurrei para os subterrâneos da consciência coletiva.
Se assumíssemos mais nossas agressões, acredito que haveriam menos criminosos à nossa volta.
Acho piegas e infantil, esta atitude de muitos e muitas, que não assumem a própria agressão, como se isto não fizesse parte de nossas personalidades.
Terminam deixando para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de se auto-estruturarem, a execução dos “serviços sujos”.
A agressão faz parte intrínsica de nossa vida psicológica e sem matarmos, não sobreviveríamos.
Matamos vacas e bois, galinhas e peixes para podermos comer.
Matamos as plantas já crescidas e até mesmo as que estão por brotar para saciarmos nossa fome.
Matamos os rios e os lagos com nosso dejetos fisiológicos e industriais.
Matamos o ar, com a nossa violência agressora, ao utilizarmos um veículo motorizado para cobrir distâncias, que se a percorressemos à pé, nos daria mais saúde.
Matamos a terra, quando a envolvemos com cimento e asfalto, para podermos ocupar mais e mais espaço urbanizado.
Matamos a liberdade das outras pessoas quando as invadimos com 2.000 watts de potência sonora em nossos carros.
Matamos por decreto, descaso, desleixo, arrogância e indiferença.
Vivemos para matar.
Às vêzes até com um doce sorriso, que encobre nossa truculência.
Matamos nossos sentimentos e os enterramos tão fundo, que às vêzes eles brotam de novo como um ataque cardíaco!
Pax mortem!


Minha amiga Lúcia Camilher remeteu-me hoje o seguinte texto:

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:

'Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?'

'Gritamos porque perdemos a calma', disse um deles.

'Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?' Questionou novamente o pensador.

'Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça', retrucou outro discípulo.

E o mestre volta a perguntar:

'Então não é possível falar-lhe em voz baixa?'

Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu:

Vocês sabem por que se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?

'O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância'.

Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê? -Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.

E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.'

Por fim, o pensador conclui, dizendo:

'Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta'.

- Mahatma Gandhi

Este texto foi postado originalmente em 15/02/07. Incluí o comentário acima e modifiquei a data de re-publicação para o dia de hoje: 07/07/08

Adicionar esta notícia no Linkk | | Assinar com Bloglines | AddThis Social Bookmark Button | Use JavaScript to scramble your email from spiders and spammers.

Um comentário:

DHYAN disse...

BOSCO,vc captou tão bem que dói.estou aqui,deixando rolar minhas lágrimas que insistem em cair.o nó na garganta dói.sabe,não quero me entregar a não sei quê.e esse não entregar está me matando.tenho medo de ficar como umaameba.não quero ser uma ameba esparamada no chão.falar com vc sem falar com você parece bom.sem te conhecer parece ser um dos poucos que pode me entender.Ou talvez eu queira que assim seja.
vi ontem uma ecovila no interior de pirinópolis.PORQUE ME DEU VONTADE DE IR PARA LÁ.PORQUE NÃO ESTOU FELIZ AQUI.estarei lá/não.
preciso despejar o que está me obstruindo/destruindo se não o fizer criarei doenças.DORES.ODEIO AUTOREPRESSÃO E COVARDIA.E SOU TUDO ISSO NESTE MOMENTO.MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMTOMARA QUE VC NUNCA LEIA ISSO