Cara, se você realmente existe, como um monte de religiões exploradoras, sangüinárias e dogmáticas afirmam, prove, executando os seguintes 'milagres':
- acabe com todas as guerras e crimes, já!
- elimine a fome, as doenças e a ignorância imediatamente!
- mande todos os políticos corruptos para o inferno! (se é que este realmente existe... rsrs)
- reduza o aquecimento global antes que o planeta torre!
- ensine as pessoas a respeitarem a si mesmas e ao próximo!
- recupere a saúde mental dos imbecis...
- impeça que muitos de seus 'intermediários' abusem sexualmente de crianças;
- e dê juventude eterna para nossos corpos, pois assim as cirurgias plásticas não serão mais necessárias...
(A lista será editada oportunamente, pois aguardo 'inspiração divina') hehehe...
Mas se você não tem capacidade para isto, favor sumir imediatamente de todas as mentes humanas e parar de amedrontar criancinhas inocentes e adultos que teimam em permanecer infantis!
Para ilustrar, a confissão de um confuso:
E um chat com outra pessoa, que também tem lá suas confusões:
17/7/2008
|
20:12:19
|
Zeca
|
Tem assunto polêmico em meu blog: http://zecabatuta.blogspot.com/2008/07/desafio-deus.html
Divirta-se! rsrs |
17/7/2008
|
20:12:40
|
Nair
|
oi
|
17/7/2008
|
20:12:50
|
Nair
|
ok
|
17/7/2008
|
20:15:59
|
Nair
|
vc ta louco?
|
17/7/2008
|
20:16:14
|
Zeca
|
Pour quois?
|
17/7/2008
|
20:16:39
|
Nair
|
como um homem tão inteligente coloca a culpa em Deus
|
17/7/2008
|
20:16:54
|
Zeca
|
Leu todos os comentários?
|
17/7/2008
|
20:16:55
|
Nair
|
da coisas q nós os humanos fizemos
|
17/7/2008
|
20:17:05
|
Nair
|
ta bem
|
17/7/2008
|
20:17:25
|
Zeca
|
Você precisa ler tudo. E comente lá, se quiseres...
|
17/7/2008
|
20:17:33
|
Nair
|
ok
|
17/7/2008
|
20:17:48
|
Zeca
|
Posso te assegurar: é muito divertido!
|
17/7/2008
|
20:17:49
|
Nair
|
espere
|
17/7/2008
|
20:18:18
|
Nair
|
vc quer q Deus conserte os estragos?
|
17/7/2008
|
20:18:32
|
Nair
|
se tudo q ele criou é perfeito
|
17/7/2008
|
20:18:45
|
Nair
|
nós é q destruimos
|
17/7/2008
|
20:19:52
|
Zeca
|
E se somos parte dele, como fica a situação?
|
17/7/2008
|
20:20:25
|
Zeca
|
E se o próprio processo destrutivo faz parte do circo cósmico?
|
17/7/2008
|
20:21:00
|
Nair
|
estou vendo ok
|
17/7/2008
|
20:21:03
|
Zeca
|
ok
|
17/7/2008
|
20:21:05
|
Nair
|
ja falo com vc
|
17/7/2008
|
20:21:43
|
Zeca
|
Numa boa!
|
17/7/2008
|
20:24:30
|
Nair
|
numa boa,
|
17/7/2008
|
20:26:22
|
Nair
|
ainda bem q vc usou deus minusculo, q não se refere ao Deus criador de todas as coisas...Jesus é filho de Deus...
|
17/7/2008
|
20:26:50
|
Zeca
|
Ledo engano...
|
17/7/2008
|
20:28:20
|
Nair
|
e nós fomos criados perfeitos, mais perdemos o direito de viver pra sempre aqui na terra num paraizo perfeito, por causa do pecado q herdamos de adão...
|
17/7/2008
|
20:29:03
|
Zeca
|
Você quer publicar isto aí no blog como comentário?
|
17/7/2008
|
20:29:23
|
Zeca
|
Pode ajudar mais gente a entender o 'causo'... rsrs
|
17/7/2008
|
20:29:38
|
Nair
|
vou fazer isso
|
17/7/2008
|
20:30:06
|
Nair
|
mais aquilo é orrivel
|
17/7/2008
|
20:30:52
|
Zeca
|
Sinta-se à vontade para escrever o que quiser.
|
17/7/2008
|
20:31:08
|
Nair
|
olha , quem sou eu
|
17/7/2008
|
20:32:19
|
Nair
|
pra achar qualquer coisa, mais ai desafiar a Deus!
|
17/7/2008
|
20:32:27
|
Nair
|
tem q ter coragem!
|
17/7/2008
|
20:32:39
|
Zeca
|
Pois é!
|
17/7/2008
|
20:32:54
|
Zeca
|
E nenhum raio caiu dos céus ainda! rsrs
|
17/7/2008
|
20:33:07
|
Nair
|
seu maluco
|
17/7/2008
|
20:33:17
|
Zeca
|
hehehe...
|
17/7/2008
|
20:33:25
|
Zeca
|
E eu só pedi coisas simples.
|
17/7/2008
|
20:33:26
|
Nair
|
vc nao deve
|
17/7/2008
|
20:33:30
|
Nair
|
fazer isso
|
17/7/2008
|
20:33:38
|
Zeca
|
Por que?
|
17/7/2008
|
20:33:46
|
Nair
|
olha
|
17/7/2008
|
20:33:53
|
Zeca
|
Melhor: por que não?
|
17/7/2008
|
20:34:15
|
Nair
|
q vc esteja de saco cheio com muitas coisas te certo
|
17/7/2008
|
20:35:03
|
Nair
|
mais ai estas desafiando
|
17/7/2008
|
20:35:13
|
Zeca
|
Acho que vou modificar o texto...
|
17/7/2008
|
20:35:16
|
Nair
|
sério mesmo
|
17/7/2008
|
20:35:22
|
Zeca
|
hehehe!!!!
|
17/7/2008
|
20:35:31
|
Nair
|
por favor
|
17/7/2008
|
20:35:42
|
Nair
|
vc é inteligente
|
17/7/2008
|
20:35:51
|
Zeca
|
Cê já viu Deus? Tocou nele? Deixou-se tocar por ele?
|
17/7/2008
|
20:36:00
|
Nair
|
nao se refira a Deus desta forma!
|
17/7/2008
|
20:36:09
|
Zeca
|
O fato de eu ser inteligente é que me dá o direito!
|
17/7/2008
|
20:36:21
|
Nair
|
por favor
|
17/7/2008
|
20:36:41
|
Nair
|
vc não precisa disso!
|
17/7/2008
|
20:37:11
|
Nair
|
Bosco
|
17/7/2008
|
20:38:02
|
Nair
|
olha, existem muitos deuses nós sabemos disso
|
17/7/2008
|
20:38:23
|
Nair
|
satanás tambem é um deus
|
17/7/2008
|
20:39:33
|
Nair
|
o q vc ta pedindo lá é justo
|
17/7/2008
|
20:40:33
|
Nair
|
mais a maneira de como vc ta pedindo é q me da medo!
|
17/7/2008
|
20:40:55
|
Nair
|
e tem mais!
|
17/7/2008
|
20:41:31
|
Nair
|
só Deus é vai vai poder concertar a terra!!
|
17/7/2008
|
20:41:46
|
Nair
|
disso não tenho dúvida
|
17/7/2008
|
20:42:26
|
Zeca
|
Ótimo!
|
17/7/2008
|
20:43:24
|
Zeca
|
Você tem mais algo a acrescentar?
|
17/7/2008
|
20:44:18
|
Nair
|
eu tambem quero q Deus te perdoe pois vc não quis ofende-lo
|
17/7/2008
|
20:44:39
|
Zeca
|
Obrigado!
|
17/7/2008
|
20:45:54
|
Nair
|
pense bem, eu sei, e Deus sabe bem mais ainda q tem q ser feito alguma coisa...
|
17/7/2008
|
20:46:27
|
Nair
|
ele não se agrada do sofrimento humano
|
17/7/2008
|
20:48:29
|
Nair
|
olha , tem um monte de motivos pra gente rir de nós mesmos...
|
17/7/2008
|
20:48:39
|
Zeca
|
O engraçado é que já passou um tempão danado e a cada dia, parece que está pior... Ou será que é só nosso modo de ver as coisas?
|
17/7/2008
|
20:50:14
|
Zeca
|
Como é possível que 'um deus todo poderoso' possa sentir-se ofendido? Ofender-se não uma característica dos humanos?
|
17/7/2008
|
20:52:10
|
Nair
|
vc nao se ofenderia se vc fose ele?
|
17/7/2008
|
20:54:00
|
Zeca
|
Eu me ofendo, às vezes, quando um idiota quer me empurrar da pista da esquerda para a da direita, quando não há espaço suficiente... Sabe por que? Pelo simples fato de eu não gostar de quem dirije como se a estrada fosse só dele...
|
17/7/2008
|
20:54:32
|
Nair
|
bem, meu amor
|
17/7/2008
|
20:54:41
|
Nair
|
somos imperfeitos
|
17/7/2008
|
20:54:55
|
Nair
|
por isso q agimos assim
|
17/7/2008
|
20:55:00
|
Nair
|
como animais
|
17/7/2008
|
20:55:38
|
Zeca
|
E não parece ser esta uma qualidade animalesca a de 'sentir-se ofendido'?
|
17/7/2008
|
20:56:28
|
Nair
|
não acho isso, nao h
|
17/7/2008
|
20:56:42
|
Nair
|
´esta tudo errado no mundo dos humanos
|
17/7/2008
|
20:56:56
|
Zeca
|
Não foi exatamente isto o que eu escrevi.
|
17/7/2008
|
20:57:04
|
Nair
|
bem
|
17/7/2008
|
20:57:10
|
Nair
|
deixa eu ler
|
17/7/2008
|
20:57:28
|
Nair
|
espere um bucadinho
|
17/7/2008
|
20:57:44
|
Zeca
|
Não tem a ver com algum erro dos animais...
|
17/7/2008
|
20:58:26
|
Nair
|
um momento campainha
|
17/7/2008
|
20:58:27
|
Nair
|
ok
|
17/7/2008
|
20:58:32
|
Nair
|
o papo ta bom
|
17/7/2008
|
20:58:43
|
Nair
|
adorei
|
17/7/2008
|
20:58:49
|
Nair
|
um momento ok
|
17/7/2008
|
21:13:46
|
Zeca
|
Vou tomar um banho, depois verei um filmezinho nada sagrado e aí já será hora de dormir...
|
Falar em Deus e não mencionar o Osho é impossível.
Aqui vai uma de suas anedotas a este respeito:
Quando Deus criou o mundo, passou a viver nele, no mercado. Mas sua vida estava se tornando um tormento cada vez maior porque as pessoas não paravam de trazer-lhe queixas: a mulher de fulano está doente, o filho de sicrano morreu, beltrano não consegue arrumar emprego - todo os tipos, todas as espécies de queixas. E as pessoas nem ao menos se preocupavam se era dia ou noite: vinte e quatro horas por dia, ele ouvia queixas e, naturalmente, já não aguentava mais.
Finalmente, consultou seus assessores, que disseram:
- Em primeiro lugar, foi um erro criar o mundo. Agora, fuja, ou essas pessoas vão matá-lo.
Mas Deus disse.
- Fugir para onde?
Alguém sugeriu:
- Vá para o Everest.
Deus retrucou:
- Vocês não conhecem o futuro. Conheço o passado, o presente e o futuro. Logo um sujeito vai chegar lá. E assim que me vir, o mesmo problema vai aparecer: por toda a parte haverá ônibus, estradas, aeroportos, restaurantes, hotéis... porque as pessoas irão lá para queixar-se de problemas e dificuldades. A mesma coisa vai recomeçar.
Alguém falou:
- Então é melhor que você vá para a Lua.
Disse Deus:
- Vocês não entendem. Não há um único lugar em todo o mundo, onde o homem não consiga chegar algum dia.
Um velho assessor, que costumava falar raramente, segredou ao ouvido de Deus:
- Sei de um lugar aonde o homem nunca chegará: simplesmente entre dentro dele. Ele vai procurar em toda a parte - mas nunca dentro de si mesmo.
E Deus respondeu:
- Isso parece ser sensato.
Desde então, Deus mora dentro de você.
Agora, contei-lhe o segredo e o resto depende de você: se quiser ir encontrá-lo, vá para dentro! Mas não se queixe... De fato, ele ficará muito feliz em vê-lo, porque em milhares de anos não tem visto muita gente - só de vez em quando.
E as pessoas que chegam até Ele, conseguem isso ficando silenciosas, alertas, conscientes. Não se queixam - riem.
Afirmo-lhe que Deus ri junto com elas.
---------------------------------------------------------------------------
Deus bíblico pode ser fusão de vários deuses pagãos, dizem especialistas
A afirmação pode soar desrespeitosa para judeus ou cristãos, mas não está muito longe da verdade: Javé, o Deus do Antigo Testamento, parece ter múltiplas personalidades. Para ser mais exato, especialistas que estudam os textos bíblicos, lêem antigas inscrições encontradas nos arredores de Israel ou escavam sítios arqueólogicos estão reconhecendo a influência conjunta de diversos deuses pagãos antigos no retrato de Javé traçado pela Bíblia.
A idéia não é demonstrar que o Deus bíblico não passa de mais um personagem da mitologia. Os pesquisadores querem apenas entender como elementos comuns à cultura do antigo Oriente Próximo, e principalmente da região onde hoje ficam o estado de Israel, os territórios palestinos, o Líbano e a Síria, contribuíram para as idéias que os antigos israelitas tinham sobre os seres divinos. As conclusões ainda são preliminares, mas há bons indícios de que Javé é uma fusão entre um deus idoso e paternal e um jovem deus guerreiro, com pitadas de outras divindades – uma delas do sexo feminino.
O ponto de partida dessas análises é o fundo cultural comum entre o antigo povo de Israel e seus vizinhos e adversários, os cananeus (moradores da terra de Canaã, como era chamada a região entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo em tempos antigos). A Bíblia retrata os israelitas como um povo quase totalmente distinto dos cananeus, mas os dados arqueólogicos revelam profundas semelhanças de língua, costumes e cultura material – a língua de Canaã, por exemplo, era só um dialeto um pouco diferente do hebraico bíblico.
Memórias de Ugarit
Os cananeus não deixaram para trás uma herança literária tão rica quanto a Bíblia. No entanto, poucos quilômetros ao norte de Canaã, na atual Síria, ficava a cidade-Estado de Ugarit, cuja língua e cultura eram praticamente idênticas às de seus primos do sul. Ugarit foi destruída por invasores bárbaros em 1200 a.C., mas os arqueólogos recuperaram numerosas inscrições da cidade, nas quais dá para entrever uma mitologia que apresenta semelhanças (e diferenças) impressionantes com as narrativas da Bíblia. “Por isso, Ugarit é uma parte importante do fundo cultural que, mais tarde, daria origem às tribos de Israel”, resume Christine Hayes, professora de estudos clássicos judaicos da Universidade Yale (EUA).
Uma das figuras mais proeminentes nesses textos é El – nome que quer dizer simplesmente “deus” nas antigas línguas da região, mas que também se refere a uma divindade específica, o patriarca, ou chefe de família, dos deuses. “Patriarca” é a palavra-chave: o El de Ugarit tem paralelos muito específicos com a figura de Deus durante o período patriarcal, retratado no livro do Gênesis e personificado pelos ancestrais dos israelitas: Abraão, Isaac e Jacó.
Nesses textos da Bíblia há, por exemplo, referências a El Shadday (literalmente “El da Montanha”, embora a expressão normalmente seja traduzida como “Deus Todo-Poderoso”), El Elyon (“Deus Altíssimo”) e El Olam (“Deus Eterno”). O curioso é que, na mitologia ugarítica, El também é imaginado vivendo no alto de uma montanha e visto como um ancião sábio, de vida eterna.
Tal como os patriarcas bíblicos, El é uma espécie de nômade, vivendo numa versão divina da tenda dos beduínos; e, mais importante ainda, El tem uma relação especial com os chefes dos clãs, tal como Abraão, Isaac e Jacó: eles os protege e lhes promete uma descendência numerosa. Ora, a maior parte do livro do Gênesis é o relato da amizade de Deus com os patriarcas israelitas, guiando suas migrações e fazendo a promessa solene de transformar a descendência deles num povo “mais numeroso que as estrelas do céu”.
Israel ou “Israías”?
Outros dados, mais circunstanciais, traçam outros elos entre o Deus do Gênesis e El: num dos trechos aparentemente mais antigos do livro bíblico, Deus é chamado pelo epíteto poético de “Touro de Jacó” (frase às vezes traduzida como “Poderoso de Jacó”), enquanto a mitologia ugarítica compara El freqüentemente a um touro. Finalmente, o próprio nome do povo escolhido – Israel, originalmente dado como alcunha ao patriarca Jacó – carrega o elemento “-el”, lembra Airton José da Silva, professor de Antigo Testamento do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP).
“É o nome do deus cananeu, mais um indício de que Israel surge dentro de Canaã, por um processo gradual”, diz Silva. Ele argumenta que, se Javé fosse desde sempre a divindade dos israelitas, o nome desse povo seria “Israías”. Isso porque o elemento adaptado como “-ías” em português (algo como -yahu) era, em hebraico, uma forma contrata do nome “Javé”. Curiosamente, o elemento se torna dominante nos chamados nomes teofóricos (ligados a uma divindade) dados a israelitas no período da monarquia, a partir dos séculos 10 a.C. e 9 a.C.
E esse nome (provavelmente Yahweh em hebraico; a sonoridade original foi obscurecida pelo costume de não pronunciar a palavra por respeito) é um enigma e tanto. As tradições bíblicas são um tanto contraditórias, mas pelo menos uma fonte das Escrituras afirma que Javé só deu a conhecer seu verdadeiro nome aos israelitas quando convocou Moisés para ser seu profeta e arrancar os descendentes de Jacó da escravidão no Egito. (A Moisés, Deus diz que apareceu a Abraão, Isaac e Jacó como “El Shadday”.) O problema é que ninguém sabe qual a origem de Javé, o qual nunca parece ter sido uma divindade cananéia, exatamente como diz o autor bíblico.
Senhor do deserto
A esmagadora maioria dos arqueólogos e historiadores modernos não coloca suas fichas no Êxodo maciço de 600 mil israelitas (sem contar mulheres e crianças) do Egito, por dois motivos: a semelhança entre Israel e os cananeus e a falta de qualquer indício direto da fuga. Mas muitos supõem que um pequeno componente dos grupos que se juntaram para formar a nação israelita tenha sido formado por adoradores de Javé, que acabaram popularizando o culto. Quem seriam esses primeiros javistas? Uma pista pode vir de alguns documentos egípcios, que os chamam de Shasu – algo como “nômades” ou “beduínos”.
“Duas ou três inscrições egípcias mencionam um lugar chamado 'Yhwh dos Shasu', o que, para alguns especialistas, parece ser 'Javé dos Shasu'. Talvez sim, talvez não. Não temos como saber ao certo”, diz Mark S. Smith, pesquisador da Universidade de Nova York e autor do livro “The Early History of God” (“A História Antiga de Deus”, ainda sem tradução para o português).
“É menos provável que o culto a Javé venha de dentro da Palestina e da Síria, e um pouco mais plausível que ele tenha se originado em certas regiões da Arábia”, diz Airton da Silva. Mark Smith lembra que algumas das passagens poéticas consideradas as mais antigas da Bíblia – nos livros dos Juízes e nos Salmos, por exemplo – referem-se ao “lar” de Javé em locais denominados “Teiman” ou “Paran”. Aparentemente, são áreas desérticas, apropriadas para a vida de nomadismo. “Muitos especialistas localizam essa região no que seria o noroeste da atual Arábia Saudita, ao sul da antiga Judá [parte mais meridional dos territórios israelitas]”, diz Smith.
Guerreiro divino
Seja como for, quando Javé entra em cena com seu “nome oficial” durante o Êxodo bíblico, a impressão que se tem é que ele já absorveu boa parte das características de um outro deus cananeu: Baal (literalmente “senhor”, “mestre” e, em certos contextos, até “marido”), um guerreiro jovem e impetuoso que acabou assumindo, na mitologia de Ugarit e da Fenícia (atual Líbano), o papel de comando que era de El.
Indícios dessa nova “personalidade” de Deus surgem no fato de que, pela primeira vez na narrativa bíblica, Javé é visto como um guerreiro, destruindo os “carros de guerra e cavaleiros” do Faraó e, mais tarde, guiando as tribos de Israel à vitória durante a conquista da terra de Canaã. Tal como Baal, Javé é descrita como “cavalgando as nuvens” e “trovejando”. E, mais importante ainda, uma série de textos bíblicos falam de Deus impondo sua vontade contra os mares impetuosos (como no caso do Mar Vermelho, em que as águas engolem o exército egípcio por ordem divina) ou derrotando monstros marinhos.
Há aí uma série de semelhanças com a mitologia cananéia sobre Baal, o qual derrotou em combate o deus-monstro marinho Yamm (o nome quer dizer simplesmente “mar” em hebraico) ou “o Rio” personificado. Na mitologia do Oriente Próximo, as águas marinhas eram vistas como símbolos do caos primitivo, e por isso tinham de ser derrotadas e domadas pelos deuses.
Javé também é associado à chuva e à fertilidade da terra pelos antigos autores bíblicos – atributos que aparecem entre as funções de Baal. Há, porém, uma diferença importante entre os dois deuses: outra narrativa de Ugarit fala do assassinato de Baal pelas mãos de Mot, o deus da morte, e da ressurreição do jovem guerreiro – provavelmente uma representação mítica do ciclo das estações do ano, essencial para a agricultura, já que Baal era um deus que abençoava a lavoura.
O lado guerreiro de Javé é talvez o mais difícil de aceitar para a sensibilidade moderna: quando os israelitas realizam a conquista da terra de Canaã, a ordem dada por Deus é de simplesmente exterminar todos os habitantes, e às vezes até os animais (embora, em alguns casos, os homens de Israel recebam permissão para transformar as mulheres do inimigo em concubinas).
Textos de outra nação da área, os moabitas (habitantes de Moab, a leste do Jordão) ajudam a lançar luz sobre esse costume aparentemente bárbaro. Um monumento de pedra conhecido como a estela de Mesa (nome de um rei de Moab em meados do século 9 a.C.) fala, ironicamente, de uma guerra de Mesa com Israel na qual o rei moabita, por ordem de seu deus, Chemosh, decreta o herem, ou “interdito”. E o herem nada mais é que a execução de todos os prisioneiros inimigos como um ato sagrado. Tratava-se, portanto, de um elemento cultural de toda a região.
Lado feminino
Se a “múltipla personalidade” de Javé pode ser basicamente descrita como uma combinação de El e Baal, há uma influência mais sutil, mas também perceptível, de um elemento feminino: a deusa da fertilidade Asherah, originalmente a esposa de Baal na mitologia cananéia. Normalmente, Deus se comporta de forma masculina na Bíblia, e a linguagem utilizada para falar de sua relação com os israelitas é, muitas vezes, a de um marido (Deus) e a esposa (o povo de Israel). Mas o livro bíblico dos Provérbios, bem como alguns outras fontes israelitas, apresenta a figura da Sabedoria personificada, uma espécie de “auxiliar” ou “primeira criatura” de Deus que o teria auxiliado na obra da criação do mundo.
Segundo o texto dos Provérbios, Deus “se deleita” com a Sabedoria e a usa para inspirar atos sábios nos seres humanos. Para muitos pesquisadores, a figura da Sabedoria incorpora aspectos da antiga Asherah na maneira como os antigos israelitas viam Deus, criando uma espécie de tensão: embora o próprio Deus não seja descrito como feminino, haveria uma complementaridade entre ele e sua principal auxiliar.
(Fonte: Reinaldo José Lopes / G1) e publicado no
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=39552
E para quem quer ir mais fundo:
Clique na imagem acima para obter o livro, ou aqui.
9 comentários:
olá! eu sempre passeio por vários blogs, leio e comento mas, alguns blogs que eu acho "mau criados" (que não é o teu caso) eu naum comento porque não quero caçar briga com ninguém, afinal, ninguém pediu minha opinião. Mas, desta vez eu resolvi te deixar um comentário mas, naum entenda como uma afronta à vc, é apenas o que eu acho, e sei lá, se vc quiser apagar, o blog é teu né!
Enfim, muita gente escreve posts parecidos com o teu, elas tentam colocar Deus contra a parede. Uma coisa é fato: Deus não é nosso refém, e Ele nos deu livre arbítrio, quem quiser acreditar na existência dele, acredita...em quem naum quiser naum acredita, paciência!! Ele naum tem que provar nada! Portanto, não adianta querer testar Deus pois, como eu disse, Ele naum é nosso refém. E quando Ele nos deu a vida, ele jamais prometeu que nossa vida seria boa, que ela seria um mar de rosas. E quem faz todas essas maldades no mundo são os homens e não Deus. Se coisas ruins acontecem com pessoas boas é porque a natureza é cega, ela naum sabe quem é bom e quem é mal. O grande defeito do ser humano é achar que ele é merecedor de alguma coisa. Aqui nesse mundo a gente vive pela graça de Deus, mas, nem a nossa vida a gente merece. As nossa vida naum tem que ser maravilhosa!!! Deus coloca pessoas aqui na terra e elas devem provar que são boas, quem serve a Deus é abençoado, quem naum serve não é!!! Isso só depende de vc!
Se vc quiser me mandar um comentário me xingando fika a vontade viu rs!!!
beijão!
Oi Juliana,
obrigado por comentar.
E já que você inaugurou o placar, merece uma resposta.
Como você pode perceber, publiquei se comentário. Não é nenhuma afronta, o que você escreveu.
Concordo com você quando diz que dEUS não é nosso refém. Afinal, como fazer um refém de algo que não existe? É algo ainda pior que a própria idéia, concebida por nós, de criarmos um dEUS à nossa imagem e semelhança...
Quem quiser acreditar, que acredite, paciência!
Ele realmente não tem como provar que existe, pois só é um ficção.
Aqueles que acreditam é que tem que provar. Eu nem preciso de tanto esforço. hehehe...
E discordo de você: a vida é uma maravilha, um verdadeiro mar de rosas. Nós somos aqueles que criam todos os infernos e sofrimentos, simplesmente por acreditarmos em coisas inexistentes.
E mais ainda, pelo fato de nos terem feito acreditar que somos culpados eternamente pela morte do 'único filho de dEUS'.
Quanta barbaridade e contradição: e o resto do universo deve ser excluído? Você nunca pensou a respeito deste absurdo? Deveria...
Se os homens criam todas as maldades (e as praticam) e se o suposto 'Deus' é onipresente, onipotente e onisciente, ele também as pratica, pois de acordo com a afirmação acima, ele faria parte de tudo, o tempo todo, consciente de tudo o que ocorre.
Não é meio contraditório?
E discordo de outra coisa: o grande defeito da maioria dos seres humanos é o fato de acreditarem cegamente, sem nenhum questionamento.
O restante posso comentar um dia qualquer, ou não... rsrs
Oi querido amigo Bosco, nem tanto a Deus, nem tanto ao Diabo e nem mesmo a existência ou não Dele.
Respeito ás partes, a crença em Deus pode sim se tornar uma desculpa, ou mea culpa pelas atrocidades cometidas em seu nome.
É comprovado que se mata em nome de Deus, apesar de um de seus dez mandamentos ser Não matarás...
E assim por diante. O Livre arbítrio é lindo, não é mesmo??...Retira as culpas terrenas e do plao espiritual onde está Deus. Não acredito em um Deus que pune, nem que castiga, como a maioria das religiões ensina, ou que se se não o temermos(coisa horrível)iremos queimar no inferno.
A vida é um dom, seja lá no que creiamos de onde tenha vindo. Bondade e maldade ou Amor e ódio são sentimentos humanos, que estão dentro de cada um, o que fazemos com eles é que muda as coisas ao nosso redor.
Acho que existe uma grande maioria refém deste Deus que amendrontra e ele refém de nossas crenças.
Meu Deus (bem obsessiva) é um menino, como no poema de Fernando Pessoa, é só neste Deus que acredito. O resto creio ser um bando de pessoas perdidas que ainda nõ descobriram que só o Amor, e não as religiões, ou as igrejas, ou a descrença total nelas é que vai transformar o mundo. Mas não basta sonhar é preciso agir. Ações de amor são o que mundo precisa, e como hoje em dia, numa matemática simples, tem mais gente interessada em seu cotidiano, do que nas causas universais, vamos indo, crendo em Deus e nos acomodando ou não crendo e nos rebelando sem causa.
Solução?? Quem a tiver em grande escala que me avise.
Grande beijo,
Não querido vc não entendeu, a vida não é um mar de rosas não. A vida que eu digo é o nosso cotidiano, nosso cotidiano não é nenhum mar de rosas exatamente por causa das coisas ruins que fazemos. Do que vc discordou?
Outra coisa, se vc não acredita em Deus, por que está o desafiando então? Você desafia coisas que não existem então? Então você deveria ter explicado aqui no teu blog que este blog trata-se de ficção.
E a gente cria inferno não por crer em coisas inexistêntes mas, sim por crer em coisas existêntes. Quantos bandidos se justificam dizendo que a culpa é do desemprego. Tanta gente mata alegando ciúme. Isso não é inexistênte.
Quando falo sobre Deus, as pessoas retrucam falando sobre igreja, eu não estou falando de igreja, estou falando de Deus. Que bom que você me respondeu com educação e me respeitou. Já encontrei muitos ateus mal educadas que só sabem falar palavrão e só falam de igreja! Falam mais em igreja do que nós crentes falamos falamos!
Beijos!
Querida Juliana,
a vida pode ser um mar de rosas.
Só depende de 'nosotros'...
Se posso fazer a minha assim, todo mundo pode.
E o desafio é mesmo uma boa brincadeira.
Todo mundo leva esta coisa de deu(s) não deu(s) muito a sério!
Fanatismo existe pra todo lado...
Mas em se tratando de ficção, qual o problema em não dizer que é?
Afinal, todos ficam dizem dEUS! dEUS! dEUS! e a única coisa que fica mesmo evidente são os muitos EUS! rsrs
Entendeu a sutileza?
E já que você tocou no assunto igreja, como é que se pode separar um assunto do outro, pois são as próprias que vivem apregoando um produto/serviço que nunca é entregue?
Com relação a ser educado, obrigado por ser educada também.
A maioria crente/descrente só sabe mesmo usar palavrões...
Querida Juliana,
você escreveu: "E a gente cria inferno não por crer em coisas inexistêntes mas, sim por crer em coisas existêntes."
Mais uma contradição com relação ao uso das palavras?
Vamos lá: O inferno é criado exatamente por crermos em coisas inexistentes, não o contrário.
É muito simples: você não precisa acreditar numa banana para comê-la.
Complicado é acreditar em uma fantasia, um delírio, uma ilusão e guiar sua vida por esta 'crença'.
Certo?
Querido Zecabatuta...
E agora? Escapar de um paradígma e entrar no desconhecido, em orfandade, não é nada fácil...
Se até os circuitos cerebrais estão impregnados pela crença! Como diria um amigo: é du caraio!
Esta nova realidade que se avizinha precisa de pioneiros que abram as brechas...
Vamos tentar abrir as brechas e cuidar do medo de sentirmo-nos órfãos de pai...ou mãe!
Abração
Oro
Oi Amigo lindo.. sabes que te adoro não sabes!! más infelizmente tenho que discordar de seu comentario quanto a existência de Deus.. Hora se você mesmo diz em seu blog tantra que: somente amando seu corpo você se aproximará de Deus..
http://www.tantra-shraddes.blogspot.com/
Eu gostaria de te explicar em simples palavras ( já que sou uma pessoa muito simples como você mesmo sabe ) o que vém a ser Deus, Deus está em nossos corações e mente, a fé que temos é o que move o mundo e transforma nossas vidas, não é que lá em cima exista um ser comandando tudo aqui, não, claro que não, se assim fosse, seriamos " bonecos de Deus " é o simples crer na existência de uma força maior, uma energia cosmica e inexplicavel que pode mudar nossas vidas, e pode, desde que acreditemos.
A existência de Jesus Cristo já foi provada como também a existência de Deus, a linguagen da biblia é muito dificil de ser entendida e explicada, foi assim que surgiu a ignorância desencadeada das religiões, no entanto sabemos e somos testemunhos da existência da fé, do poder de nossa propria mente, é o que diz o texto: Deus é em ti, porque havia em Jesus Cristo um poder maior, poder esse que nunca pôde ser explicado pelo homem e que por conta da linguagem complicada da época, a biblia não conseguia ser entendida por todos, vemos isso também nos dias de hoje. A esse poder inexplicavel de Jesus Cristo, o qual todos nós também temos e que infelizmente nen todos sabemos ussar denominou-se: "Deus", alguns chaman Buda ou alá.. Eu chamo de pai como Jesus o chamava, Deus, poder extremo, força superior.. Força essa que todos nós temos, mas que tão poucos sabem usar, temos a capacidade de pensar e viajar até os extremos de nossas mentes, dessa forma nossos pensamentos podem produzir milagres, criar coisas inexplicaveis.. A fé move montanhas já foi dito.. É a essa fé que temos nessa força cósmica e incomparavel que denominamos Deus..
Fatima
Oi Fatty,
de fato, eu escrevi que quando adentramos em nossos corpos nos aproximamos de Deus.
Tudo muito contraditório, certo?
Errado!
O dEUS que desafiei (e que perdeu o desafio!) é uma idéia criada por pessoas ignorantes e medrosas.
Tem nada a ver com o Deus interior de cada um de nós.
Não existe nenhuma prova da existência do deus judáico-cristão que tantos temem.
E quanto a Jesus, existem mais dúvidas a respeito dos fatos concernentes aos relatos a seu respeito, que certezas...
Estamos no limiar de uma nova compreensão da realidade que nos cerca.
Nossa mente é capaz de criar mundos e fantasias.
É um mecanismo louco, pois quase ninguém consegue pará-lo...
A não ser alguns aventureiros da vida interior que descobriram que a mente, além de ser uma grande mentirosa, é covarde, pois todas as vezes que é observada pela consciência, ela desaparece...
Aliás a mente não é mais do que um processo de uma sucessão ininterrupta de pensamentos.
Quando os pensamentos param de trafegar, a mente desaparece com a parada...
Sim, a fé possui uma capacidade enorme de fazer coisas acontecerem.
Até mesmo a de orar para um deus "...ciumento, e com orgulho; controlador mesquinho, injusto e intransigente, genocida étnico e vingativo, sedento de sangue; perseguidor misógeno, homofóbico, racista, infanticida, filicida, pestilento, megalomaníaco, sadomasoquista, malévolo”, segundo as palavras de Richard Dawkins, em Deus, um delírio. Um livro que merece ser lido.
Obrigado por comentar.
Postar um comentário